Quantas vezes já ouvimos várias definições do que é o amor, diferentes e em sua maioria totalmente erradas. Ouvimos que amor é uma obsessão doentia por ter a pessoa amada, a ponto de se fazer qualquer tipo de coisa, até mesmo ruim. Isso não é amor, é simplesmente o ego falando de forma inescrupulosa e dizendo que você deve ter tudo o que quer.
Muitos confundem outros sentimentos com o amor. Estar apaixonado não quer dizer amar. Entendam também que falo do amor que um homem sente por uma mulher e vice-versa. Estar apaixonado nos faz pensar na pessoa o tempo inteiro e querer que ela esteja sempre perto de você. Por isso muito confundem com o amor, mas há uma diferença, ou melhor várias. Estando apaixonados colocamos a pessoa num pedestal onde ela é perfeita e queremos ela do nosso lado e de mais ninguém importando apenas a nossa felicidade.
Porém estar apaixonado é bom quando junto com o amar. Pois te torna menos egoísta. Amar não pode ser explicado, apenas sentido e expressado, pois por mais detalhado que seja a explicação, quem a ouvir somente irá compreender quando sentir.
Com minhas palavras diria que o amor é querer sempre o bem da pessoa amada, ficar feliz por ela estar feliz, e querer a felicidade dela, mesmo que não seja perto de você. Não é fácil, dói, mas pra você, saber que ela está feliz é o bastante. Não vou dizer que você vai aceitar, levantar a cabeça e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. É óbvio que não, por mais que você queira a felicidade dessa pessoa, a ausência dela, vê-la com outra pessoa, te fará sofrer. Você ficará feliz por ela mas irá doer não está a seu lado.
Amar é ver a pessoa como ela é e a valorizar. É saber que ela como qualquer outra pessoa não é perfeita, mas é perfeita para você pois a ama.
Resolvi escrever esse texto por que é nessa época que temos mais dúvidas sobre nossos sentimentos e mais comumente nos enganamos devido principalmente a nossa falta de experiência. Como todos, precisamos de inspiração. Não sei se ficou bom, se dá pra entender o que se passa na cabeça de um adolescente confuso que tenta se expressar com palavras o máximo que pôde e que não sabe se passará através delas o que pensa e senti mas que assim o espera.
editado dia 18/01/2012 - 14:35
O orgulho protege mas também destrói, não somos donos da verdade, se erramos nos diga, nos corrija,pois estamos aqui para informar e receber informações, ensinar e aprender e principalmente interagir.
Em nome do Quinteto: Daniel Caldas (Kyuubi)